Tratamento das Varizes
Após uma consulta minuciosa, quando irei avaliar seus sintomas, realizado um exame físico completo e exames complementares, como o ultrassom doppler, elaborarei um plano de tratamento personalizado. Esse plano de tratamento poderá incluir uma ou mais das seguintes técnicas:
Escleroterapia Convencional
A escleroterapia é uma técnica muito utilizada para tratar os vasinhos. Ela consiste na aplicação de glicose diretamente nos vasos. com uma agulha bem fina. Esse procedimento é feito com auxílio do resfriador de pele, que é um aparelho que emite ar gelado e torna o procedimento menos doloroso.
Escleroterapia com Espuma
Esse método consiste na aplicação do polidocanol em forma de espuma diretamente nas varizes. Essa substância causa uma alteração na parede interna da veia e sua oclusão. Nas semanas seguintes ao procedimento, o próprio organismo irá absorver a veia tratada, transformando-a em uma cicatriz interna. A espuma pode ser utilizada desde os vasinhos próximos da pele até a insuficiência da veia safena. Nesse último caso, a aplicação deve ser guiada por uma imagem de ultrassom.
Escleroterapia com Laser
Consiste em uma técnica que utiliza um tipo de laser específico, que consegue atravessar a pele sem queimá-la, atingindo apenas o vaso a ser tratado por ter alta absorção pela hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue. O laser se torna ainda mais eficaz quando associado à escleroterapia com glicose ou com espuma, podendo tratar vasinhos e varizes de até 3 mm. O procedimento é realizado em consultório, sem a necessidade de cirurgia.
Microcirurgia de Varizes
Técnica de baixo risco, a microcirurgia de varizes consiste na realização de microincisões na pele para que as veias doentes sejam removidas. Este procedimento pode ser realizado com anestesia local e uma sedação leve. Por conta do tamanho mínimo dos cortes, não há necessidade de pontos e o paciente não precisa ser internado em hospital. Além disso, o tempo de recuperação e retorno às atividades diárias é de poucos dias.
Ablação de Veia Safena com Laser
Procedimento minimamente invasivo, a ablação da safena com laser utiliza um tipo de luz muito específica que, através de uma fibra óptica, é aplicada no interior da veia safena por uma punção de agulha, sem cortes. Esse procedimento tem resultado equivalente à cirurgia convencional, porém com uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, e retorno às atividades diárias em poucos dias. Pode ser realizada com anestesia local e sedação leve, sem necessidade de internação hospitalar.